Além de saboroso, o arroz com feijão é muito importante pra saúde!
Você sabia? Que os dois ingredientes mais queridos e famosos da cozinha brasileira, o arroz e o feijão formam uma importante combinação que, além de muuuuito saborosa, fornece todos os aminoácidos essenciais para o corpo?
O arroz é rico nos aminoácidos metionina e cisteína, mas pobre no aminoácido lisina. Já o feijão, apresenta todos os aminoácidos essenciais, sendo inclusive rico em lisina, mas é pobre em metionina e cisteína (aminoácidos sulfurados).
Dá pra perceber que o arroz e o feijão se completam pois, juntos, garantem que nosso corpo obtenha uma combinação completa, com todos os aminoácidos essenciais!
Mas o “feijão com arroz” só fornece aminoácidos?
Claro que não! Além dos aminoácidos, importantes para a síntese de proteínas, o arroz com feijão apresenta diversos outros nutrientes indispensáveis à saúde.
O arroz, por exemplo, é uma relevante fonte de energia (carboidrato) e ainda possui fosfato, ferro, cálcio e vitaminas B1 e B2. No caso do arroz integral, há também fibras, essenciais para o funcionamento adequado do intestino e a prevenção de algumas doenças, como câncer colorretal, obesidade e diabetes. Não podemos esquecer que o arroz apresenta quantidade baixa de sódio e pouquíssima gordura.
O feijão, por sua vez, fornece também importantes nutrientes, tais como o ferro, fósforo, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B. É rico em fibras e tem efeito antioxidante. O feijão também apresenta pouco sódio e gordura.
Portanto, o nosso amado feijão com arroz não é apenas uma combinação tradicional da nossa culinária. Também proporciona uma ampla gama de nutrientes super importantes para o funcionamento do organismo.
Trocar um delicioso prato de arroz com feijão por aquele tentador fastfood na hora do almoço, pode ser divertido, mas é bom não exagerar, pois isso pode trazer diversos prejuízos à saúde.
Mas isto já é assunto para outro post! 😉